Cubo de
Roda

Peça responsável por transmitir o livre movimento realizado pelas juntas homocinéticas sem riscos de atrito, o cubo de roda automotivo ainda é encarregado por realizar o suporte do disco de freio, local onde os parafusos das rodas são fixados. O funcionamento do cubo de roda automotivo ocorre quando as juntas homocinéticas, que estão conectadas ao cubo de roda, transmitem a rotação entre eles, gerando, assim, o movimento da roda.

O cubo de roda é fabricado em ferro maleável, isto é, um material que permite a modelagem milimétrica mesmo de peças com geometria complexa. As propriedades desse material são incorporadas pelo cubo de roda, que passa a apresentar:

  • Alta resistência mecânica;

  • Baixa ductilidade;

  • Resistência à compressão.

Existem três gerações de cubo de roda, e a diferença entre elas é basicamente a integração de mais componentes. São eles:

Primeira geração

A primeira geração é mais utilizada nas rodas dianteiras dos veículos, leves ou pesados, e possuem placas de vedação que evitam o vazamento de graxa e a entrada de impurezas em seu interior, que pode danificar todo o conjunto.

Segunda e terceira geração - com ABS

Desenvolvidos para veículos com ABS, a segunda e terceira geração possuem as mesmas características, no entanto, dependendo de seu formato, pode contar com componentes internos do rolamento integrados à peça. Ainda existe o cubo de roda com rolamento, que é desenvolvido para ser aplicado a diversos tamanhos de veículos. Esse item é essencial para a estrutura do automóvel, compondo parte do conjunto de movimentação das rodas e estabilizando o funcionamento necessário entre os itens de composição. Com maior comercialização atual pelo oferecimento de modelos adaptados, o cubo de roda com rolamento pode ser adquirido em modelos padronizados no mercado ou confeccionados de acordo com a necessidade, favorecendo uma compra qualitativa e adequada. É importante que o cubo de roda, primeira, segura ou terceira geração, seja fornecido por fabricantes experientes no ramo, assim, é possível aliar qualidade com preços justos e, portanto, estabelecer uma excelente relação de custo e benefício. A IMA é a fabricante nacional do segmento de autopeças que tem entre seu amplo catálogo, a presença de cubos de roda. Para a confecção dos componentes, a empresa utiliza rigorosos controles de qualidade, o que lhe rendeu certificação pela ISO 9001 e a tornou uma das mais conceituadas fabricantes de autopeças do Brasil.

Para saber mais sobre cubo de roda, conhecer mais produtos e lançamentos, entre em contato com um representante.

1
Olá, acessei o site e gostaria de ter mais informações sobre a IMA! Pode me ajudar?”
Powered by